Aprende a tratar do cabelo durante os treinos

Se a tua desculpa para não treinar é o medo de danificar o cabelo, vai já inscrever-te. Hoje vamos ensinar-te truques que permitem manter o cabelo saudável mesmo com o treino. Anota as nossas dicas para antes, durante e depois da pratica de exercício físico.

Para muitas mulheres, o medo de estragar o cabelo impede uma vida mais ativa. Ainda assim, é possível manter o cabelo saudável mesmo fazendo exercício físico. Para isso, é preciso saber quais são os cuidados adequados para antes, durante e depois do treino. Portanto, acabaram-se as desculpas para não treinares.

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Durante o exercício físico o cabelo perde nutrientes e sofre maus tratos devido à exposição ao suor e a outros fatores, como o cloro e o sal da piscina. Por isso, e um bom ponto de partida conhecer os riscos que a atividade física causa ao cabelo.

Os cuidados com o cabelo devem começar antes de iniciar o treino, com a proteção do cabelo. O ideal é usar um pouco de creme de pentear com um pouco de óleo vegetal, pois isso reduz o efeito negativo do suor e preserva o cabelo já que os óleos vegetais possuem uma ação antioxidante que protege o cabelo, fazendo com que ele combata os radicais livres e não fique seco devido ao suor.

A proteção do cabelo também pode ser feita de forma profissional. Nesse caso, é possível fazer tratamentos a base de aminoácidos e multivitamínicos. Esses tratamentos protegem o cabelo das agressões causadas pelo exercício físico. As multivitaminas garantem a absorção dos nutrientes que o cabelo precisa, enquanto os aminoácidos regulam o pH e mantêm o cabelo saudável por mais tempo.

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Já durante o exercício físico, é importante termos atenção à maneira como o cabelo é preso. Embora muitas mulheres prefiram treinar com o cabelo solto, é importante amarrá-lo durante o treino não só para facilitar a execução dos exercícios, como também para protegê-lo do contato com o suor da nuca, das costas e dos braços. Por isso, é uma boa ideia optar por penteados como rabo de cavalo, coque ou até tranças embutidas.

Além disso, o cabelo deve ser preso com elástico forrado com tecido, que evita que o cabelo quebre. Outra opção é usar uma fita para prender a franja e as laterais do cabelo, evitando qualquer contato com a pele, porque não é recomendável forçar essas áreas com o peso do cabelo, já que o excesso de tração é prejudicial à raiz dos fios.

Depois do treino, é importante lavar e hidratar o cabelo, pois o suor seco deixa uma camada de sal no cabelo e no couro cabeludo, deixando o cabelo seco. Com a lavagem, o cabelo fica livre dos danos provocados pelo suor, deixando o couro cabeludo respirar e ajudando o cabelo a receber os nutrientes necessários.

 

Joana Teixeira

Adoro cosméticos, maquilhagem, moda, decoração, viagens e gastronomia, no fundo, só coisas que fazem as mulheres sentirem-se bem!

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