7 Dicas para deixar o cabelo macio e saudável

Dizem que o cabelo é a moldura do rosto e para termos uma aparência cuidada é importante tratarmos dele. O cabelo tem um papel importantíssimo na nossa imagem, e ter o cabelo sempre bonito e saudável não é tão fácil como parece. Para isso, é necessário ter uma rotina de cuidados diários, tratando-os corretamente e deixando o cabelo longe de agressões e quaisquer tipos de danos.

É verdade que não podemos estar sempre a correr para o cabeleireiro por isso é importante aprender a tratá-lo em casa.

 

O que leva o cabelo a ficar danificado?

São vários fatores: tratamentos químicos (alisamentos, permanentes e tintas), radiação solar, secador e prancha, ar condicionado, vento, a escolha dos champô, secadores errados, cloro, entre outros. Todos estes fatores podem danificar totalmente o cabelo se não cuidarmos dele de maneira correta.

Como sabemos se o cabelos está danificado? Bom, com o passar do tempo o cabelo vai ficando áspero, sem brilho, opaco, fino, sensibilizado, frágil, sem vida e cheios de pontas duplas. Pelo contrário, um cabelo saudável é muito fácil de ser reconhecido, está sempre maleável, com brilho, forte e macio.

Para manter os cabelos bonitos e saudáveis sem gastar muito dinheiro vou dar algumas dicas simples:

  • Escolhe um champô e um condicionador ideal, tendo em conta o teu tipo de cabelo, é importante reconhecer se ele é normal, oleoso, misto, seco, ou tintado.
  • Coloca o champô em pequena quantidade sobre a cabeça, esfregando com as pontas do dedo e não com as unhas, de forma delicada. Lava o cabelo até sair totalmente o champô pois caso fique algum excesso no couro cabeludo, a raiz pode ficar enfraquecida, o que pode levar à descamação e até à queda capilar.
  • Após lavares o cabelo, coloca uma máscara hidratante durante pelo menos 15 minutos. Se o cabelo estiver muito seco a máscara deve ser à base de óleos. Depois retira-a com água fria.
  • Evita tomar banho com água muito quente, pois estraga totalmente as cutículas do cabelo. Sempre que puderes enxágua o cabelo com água fria, para ajudar a fechar as cutículas dos cabelos, além de dar brilho natural ao cabelo.
  • Após a lavagem do cabelo, utiliza um produto leave-in. Pode ser um creme à base de óleos ou um protetor térmico caso uses secador e prancha a seguir.
  • Penteia o cabelo com um pente de madeira. O pente de madeira é ideal para pentear cabelos estragados e além disso controla o frizz.
  • Antes de secar o cabelo com o secador, retira totalmente o excesso de água do cabelo com uma toalha, mas nunca torças o cabelo na toalha. Na hora de utilizar o secador, mantém uma distância mínima de 15 centímetros e uma temperatura mínima ou média, não muito quente.

Estas são algumas dicas muito simples mas que aplicadas diariamente fazem muita diferença.

Joana Teixeira

Adoro cosméticos, maquilhagem, moda, decoração, viagens e gastronomia, no fundo, só coisas que fazem as mulheres sentirem-se bem!

Artigos Relacionados

Discussão acerca deste post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *