Low poo e no poo – como funcionam a técnicas que não agridem o cabelo?

Olá meninas, hoje vamos explicar tudo sobre as técnicas de No-poo e Low-poo. Talvez muitas de vocês ainda não tenham ouvido falar delas mas, estas formas de tratar o cabelo não são novas.

 

O que é

Algumas pessoas acham que os sulfatos, substâncias encontradas em grande parte dos shampoos – e responsáveis pela limpeza e espuma dos mesmos, lavam não só a sujidade dos cabelos, como também os óleos naturais e os lipídios.

Por causa desse dano ao cabelo, surgiu a ideia das técnicas de No-poo e Low-poo, onde se usam produtos  que não contém estes sulfatos. O No-poo quer dizer que não se usa shampoo nas lavagens, e o Low-poo é a técnica que usa shampoos sem os sulfatos – teoricamente a Betaína cocamidopropyl e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo fazem o mesmo efeito que os sulfatos mas não agredem tanto.

Como nessas técnicas os produtos utilizados não contém sulfatos, por isso também não se deve utlizar produtos derivados de petróleo (petrolato, vaselina, óleos minerais, parafina líquida) ou silicones não solúveis em água, porque eles só saem dos fios com os shampoos com sulfatos. Quem segue estas técnicas afirma que estes derivados formam uma capa nos fios, sem tratá-los internamente e sem os sulfatos, estes produtos só se acumulam dia após dia no cabelo.

Na técnica de No-poo não se utiliza shampoo, as pessoas utilizam a técnica de co-wash (que vem de conditioner wash), que é a lavagem com condicionador. Mas lembra-te, o condicionador não pode ter nem petrolatos, nem os silicones insolúveis.

Resumindo, quem usa o No-poo lava o cabelo com o condicionador e quem faz Low-poo, usa shampoo sem sulfatos. As duas técnicas são indicadas para pessoas de cabelos com caracóis, mas podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelos.

Quais produtos usar

No caso do shampoo, não uses os que possuem Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate(Lauril éter sulfato de sódio

Quem usa estas técnicas diz que o cabelo fica tratado e macio, sem a “maquilhagem” que deixa o cabelo bonito apenas superficialmente. Alguma de vocês utiliza estas modalidades de tratamento? Queremos saber!

Joana Teixeira

Adoro cosméticos, maquilhagem, moda, decoração, viagens e gastronomia, no fundo, só coisas que fazem as mulheres sentirem-se bem!

Artigos Relacionados

Discussão acerca deste post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *