Como tratar unhas fracas e quebradiças?

Um dos problemas que muitas mulheres enfrentam, é o enfraquecimento das unhas, que pode ser causado por vários fatores, entre eles, a paixão que as mulheres têm por vernizes, ou por alterações e carências do organismo, principalmente de ferro, vitamina A e zinco, e quem apresenta hipotireoidismo pode ter as unhas mais frágeis. Portanto, é necessário ficares atenta aos sinais, porque geralmente, quando o motivo é orgânico, não só as unhas estão fracas, o cabelo também fica, crescendo menos e ficando mais quebradiço.

 

Motivos para enfraquecimento das unhas
As unhas fracas e quebradiças são um pesadelo para as mulheres que adoram ter as unhas bonitas, por isso, encontrar o motivo da fraqueza é o primeiro passo para tratá-las, e o pior é que muitas vezes o motivo não é fácil de se descobrir, pois pode variar, desde motivos orgânicos ou até ao uso constante de produtos químicos, ou ainda por problemas alimentares.

Sinais de unhas fracas

Os principais sinais de que as unhas estão fracas é quando elas estão finas, descamam facilmente e apresentam irregularidades, além de ficarem mais frágeis aos fungos.

Pois bem, ao detectar estes sintomas, procura um dermatologista para identificar o diagnóstico.

large

Como tratar unhas fracas e quebradiças

Existem algumas formas simples de resolver este problema, por isso segue as próximas dicas:

– Alimentação correta: As unhas são ricas em proteína, por isso elas podem estar a ser prejudicadas por um desequilíbrio orgânico, que pode ser causado por uma dieta pobre em proteína e vitamninas. Por isso, inviste em uma alimentação equilibrada e rica em ferro, cálcio, (vegetais, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B e zinco, essenciais para saúde das unhas ( estão presentes nas nozes, ostras e caranguejo, entre outros)

– Usa luvas para lavar a louça: O detergente desidrata as unhas, que são compostas basicamente por queratina.

– Hidrata as mãos e unhas:Uma unha desidratada parte e abre as suas lâminas com facilidade, por isso, nada melhor do que um bom hidratante, já que o seu uso promove uma maior flexibilidade das fibras da proteína, impedindo que se partam com facilidade.

– Usa uma base antes do verniz: a base funciona como uma proteção para as unhas, evitando que os ingredientes do verniz entrem diretamente em contato com as unhas, e se tens unhas fracas deves apostar em bases fortalecedoras que contenham carbonato de cálcio e derivados de quinino. Este tipo de bases age diretamente na queratina das unhas, deixando-as mais endurecidas, e o melhor é que elas saem naturalmente com o tempo, então não precisas de retirar com acetona. Uma dica é usá-la também por baixo do teu verniz preferido para proteger as unhas.

– Deixa as unhas respirarem:para isso, deixá-as pelo menos por um pequeno período sem verniz, para que as elas consigam ser hidratadas.

– Evita usar acetona:A acetona seca as unhas, deixa-as sem brilho e com manchas brancas. Ao retirar o verniz tanto com acetona como com removedor, lava as mãos e passa um hidratante nas unhas.

Que tal começar a cuidar melhor das tuas unhas desde o inicio do ano?

Joana Teixeira

Adoro cosméticos, maquilhagem, moda, decoração, viagens e gastronomia, no fundo, só coisas que fazem as mulheres sentirem-se bem!

Artigos Relacionados

Discussão acerca deste post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *